Dedicado a formação e qualificação para nossos alunos.

Projeções para investidores no mercado imobiliário de 2019

As projeções para o mercado imobiliário de 2019 são muito otimistas para os investidores que buscam boas oportunidades de alcançar uma boa rentabilidade. Após vários anos complicados para o segmento de imóveis, 2017 colocou fim na crise, e 2018 vem se mostrando um ano de consolidação – criando as condições ideais para o crescimento em 2019.

Na prática, o crescimento do mercado imobiliário significa que aumentará a procura pela compra de imóveis por parte da população – gerando um movimento no setor e abrindo novas oportunidades para os investidores. Quanto maior é o número de transações realizadas, melhores são as oportunidades que surgem.

Quais são as previsões para o mercado imobiliário de 2019?

Os especialistas estimam que o mercado imobiliário começará uma nova fase de crescimento a partir de 2019. Entre os principais motivos que levam a essa conclusão estão a perspectiva de oferta de crédito barato para construção e aquisição de imóveis e um cenário macroeconômico com taxa básica de juros e inflação controladas.

Segundo o economista-chefe do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Celso Petrucci, a expectativa é que a taxa de juros baixa e a inflação sob controle permitam o crescimento do mercado imobiliário a partir de 2019 – e o setor da construção também pode ter um impulso relevante.

Além disso, outro aspecto que contribui para as previsões otimistas para o mercado imobiliário de 2019 é a disposição dos bancos para aprovar financiamentos – uma vez que existem mais recursos à disposição para esse tipo de crédito. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, os excessos de recursos para financiamento de casa própria podem atingir a marca de R$100 bilhões, ou superar esse número até 2020.

Com todas as condições econômicas favoráveis, o crescimento do mercado imobiliário se torna apenas uma consequência natural.

Razões para o otimismo dos investidores

De acordo com dados apresentados na pesquisa Focus do Banco Central, a projeção para o ano de 2019 é que o PIB do Brasil cresça em 2,8% – um valor expressivo em comparação com o crescimento de 1,01% registrado em 2017. Mas como esse desenvolvimento econômico pode impactar nos resultados obtidos por um investidor no mercado imobiliário?

É preciso ter a visão de que muitos fatores externos influenciam no desempenho do mercado imobiliário – afetando o valor de compra e venda, a demanda por imóveis e os ganhos que um investidor pode obter. Todo esse otimismo em relação ao mercado imobiliário de 2019 tem origem em várias razões apontadas pelos especialistas:

Diminuição da taxa de juros

No primeiro semestre de 2018, a taxa de juros básica do mercado teve uma redução para 6,5% – um valor muito baixo quando comparado com as taxas registradas até cinco anos atrás, que beiravam os 14,5%. Com essa tendência de diminuição da taxa de juros, é facilitado o acesso a financiamentos imobiliários e aumenta a confiança do consumidor.

Inflação controlada

A projeção dos economistas para 2019 indica uma inflação de 4,25%, com meta de 4,25% e margem de 1,5 ponto. Trata-se de um valor bastante controlado após ter encerrado o ano de 2016 com avanço de 6,29%.

Além disso, em 2017, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulou alta de 2,79% – que foi o nível mais baixo desde 1998. Segundo a Agência Brasil, a inflação medida pelo IPCA deve ficar em torno de 3,95% no ano de 2018, com meta de 4,5% e margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Redução da taxa de desemprego

Segundo o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), existe uma tendência de recuperação do mercado de trabalho para o ano de 2018. A pontuação do índice registrou 107 pontos em dezembro de 2017 – o melhor resultado desde junho de 2008.

Facilidade do financiamento imobiliário

A dificuldade no acesso a financiamentos imobiliários pela população afeta diretamente o mercado imobiliário. Com a redução da taxa de juros e aumento do otimismo da economia, as instituições financeiras começam a facilitar o acesso a essas linhas de crédito – o que fomenta as transações no mercado imobiliário de 2019.

Diminuição da queda real no preço dos imóveis

Após 10 anos, 2017 foi o primeiro ano em que os preços médios dos imóveis encerraram o período nominalmente menor do que o do ano anterior. Segundo o Índice FipeZap, que acompanha o preço de venda de imóveis residenciais em 20 cidades brasileiras, o preço nominal dos imóveis teve uma redução de 0,53% entre 2016 e 2017.

Com preços mais atrativos, o mercado imobiliário se torna mais promissor para as famílias que buscam a compra de um imóvel próprio e, também, para os investidores que buscam por boas oportunidades.

Aumento das unidades habitacionais comercializadas

De acordo com a Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, o número de unidades habitacionais vendidas em 2017 apresentou um aumento de 32,8% em relação a 2016 – representando um salto de 14.048 para 18.660.

Mesmo que sejam resultados regionais levantados ao final de 2017, eles contribuem para indicar uma tendência positiva para o mercado imobiliário de 2019. O número de unidades habitacionais vendidas é um poderoso indicativo do crescimento do setor.

Como aproveitar as melhores oportunidades de 2019?

Independentemente das condições do mercado imobiliário, o segredo para alcançar bons resultados com os investimentos é o mesmo: encontrar boas oportunidades de compra e revender por valores superiores.

Entretanto, com o crescimento do mercado imobiliário de 2019, a tendência é que os investidores tenham acesso a novas oportunidades e consigam encontrar mais pessoas interessadas na compra de seus imóveis. Com isso, o potencial de lucratividade se torna muito maior.

Fonte: Vitacon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado