Dedicado a formação e qualificação para nossos alunos.

Como abrir um CNPJ para corretores de imóveis?

Então, já que corretores de imóveis não podem ser MEI isso não significa que você não possa abrir um CNPJ.

O propósito do MEI é formalizar atividades que não tem regulamentação legal; o que não é o caso dos corretores de imóveis, vez que há décadas esta profissão é regulamentada.

Esta confusão, se corretores de imóveis podem ser MEI ou não, surgiu quando foi inserida a Lei Complementar 147 de 2014, a categoria de corretores de imóveis na lista de atividades que podem optar pelo Simples Nacional.

No entanto, desde janeiro de 2015 corretores de imóveis podem optar pelo Simples Nacional, mas jamais enquanto MEI.

Quer saber mais sobre este assunto?

Continue com esta leitura e descubra como abrir um CNPJ para corretores de imóveis bem como conhecer outros detalhes sobre este importante tema.

Confira!

Corretores de imóveis – vantagens de obter CNPJ

Uma das vantagens de você corretor de imóveis obter o seu CNPJ, seja como EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou nas modalidades Empresário Individual e Sociedades (Anônima ou Limitada), é a possibilidade de realizar emissão de notas fiscais e abertura de conta corrente pessoa jurídica.

Outra vantagem de abrir um CNPJ para corretores de imóveis é que você também pode optar pelo Simples em qualquer uma dessas modalidades e; além disso, várias empresas conveniadas disponibilizam descontos significativos na aquisição de seus serviços por Pessoas Jurídicas inscritas no CRECI, por exemplo.

Em suma, o corretor de imóveis pessoa jurídica poderá:

  • Usar um nome fantasia.
  • Abrir um CNPJ.
  • Emitir nota fiscal.
  • E ter acesso a benefícios no mercado disponíveis somente às empresas, tais como acesso linhas de crédito diferenciadas, descontos oferecidos por montadores de automóveis conveniadas ao CRECI, plano de saúde empresarial, dentre outros.

Vale ressaltar que, se você corretor de imóveis quiser se beneficiar do Simples Nacional deve se tornar EIRELI, Empresário Individual ou abrir uma sociedade empresária.

Então, vamos agora falar sobre o processo de abertura de cnpj para corretores de imóveis.

Abrir CNPJ para corretores de imóveis

Com as decisões tomadas sobre qual tipo adequado de CNPJ, você vai passar por uma etapa que será de grande valia contar com a ajuda de um contador para te auxiliar nos tramites legais da criação do CNPJ.

Um dos principais documentos exigidos para você se cadastrar como pessoa jurídica é o contrato social, que é o documento que inclui todas as definições presentes como descrição do negócio, nome, tributação, etc.

Veja abaixo as principais etapas legais para abrir CNPJ para corretores de imóveis:

  • Elaboração do Contrato Social.
  • Análise e registro nas entidades de classe.
  • Cadastro na Junta Comercial.
  • Cadastro na Receita Federal.
  • Registros no Município.

Com seu CNPJ em mãos, o passo seguinte é preencher um formulário da prefeitura para efetuar a inscrição municipal.

Nesta etapa é feito o cadastro para você corretor de imóveis usar a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.

A partir de então, esperado o tempo médio para criação do CNPJ para corretores, você já estará apto(a) para utilizar seu CNPJ.

Importância do registro da empresa no CRECI

Um corretor imobiliário pode perder várias oportunidades por não ter o registro da empresa no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), justamente porque ninguém vai depositar confiança em um profissional que não está regulamentado diante da fiscalização do conselho, não é verdade?

Outra vantagem de você obter o CRECI é com relação aos cursos de aprimoramento que o Conselho oferece aos corretores de imóveis frequentemente.

Por meio deles é possível você ter ainda mais certificados e demonstrar o seu valor para sua carteira de clientes, sejam interessados nos imóveis ou proprietários.

Fonte: https://www.bgcontabilidadeonline.com.br/como-abrir-um-cnpj-para-corretores-de-imoveis/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado