Dedicado a formação e qualificação para nossos alunos.

Ibovespa sobe com expectativa de reabertura de economia americana

Saída do democrata Bernie Sanders da disputa presidencial dos EUA também anima investidores.

 

O Ibovespa voltou a ganhar tração nesta quarta-feira, 8, com a possibilidade da quarentena ser flexibilizada nos Estados Unidos e parte da economia americana ser reativada. Por outro lado, os investidores também estão atentos à evolução do coronavírus, que voltou a ser vista com maior cautela, depois de os números piorarem nas últimas 24 horas. Às 14h34, o principal índice brasileiro de ações subia 1,62% e marcava 77.589,68 pontos.

De acordo com o site da Bloomberg, o presidente Donald Trump prepara um plano para começar a reabrir os negócios em cidades menos atingidas pelo coronavírus. Mas, segundo a publicação, a ideia ainda está em estágios iniciais. Com isso, as bolsas dos Estados Unidos registravam ganhos, com o S&P 500 subindo 2,03%.

Outro fator que anima o mercado é a saída do democrata Bernie Sanders da corrida presidencial. Mais alinhado à esquerda, Sanders era visto pelos investidores como uma das principais ameaças à economia americana. “Ele não era um bom candidato”, comentou Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus.

Com a desistência de Sanders, a disputa pela Casa Branca deve ficar entre Donald Trump e Joe Biden, ex-vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de Barack Obama.

A possibilidade de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) anunciar corte de produção também ajuda a endossar o tom positivo no mercado. O grupo, que inclui os membros da Opep mais a Rússia, deve se reunir amanhã, 9 , para discutir o assunto. Nesta sexta, os petróleos WTI e brent operavam em alta.

“O mercado está se agarrando em qualquer notícia positiva para subir”, disse Laatus.

Apesar do tom otimista, parte do mercado se mostra mais cauteloso com avanço do coronavírus no mundo. Ontem, o estado de Nova York bateu recorde de mortos em um único dia, enquanto o número de vítimas fatais voltou a aumentar na Espanha, um dos países mais atingidos pela pandemia. Na Europa, as bolsas tiveram um dia misto, com o índice pan-europeu recuando 0,16% já próximo do encerramento dos negócios no continente.

No início da semana, as principais bolsas de valores do mundo tiveram fortes valorizações, com os sinais de que o pico da doença já teria passado. Entre segunda e terça, o Ibovespa acumulou alta de 9,8%.

Entre os principais componentes do índice, os bancos tinham grande contribuição para o movimento positivo da bolsa. Ativo com maior concentração no Ibovespa, a ação do Itau tinha valorização de 5,17%. Os papéis do Banco do Brasil e Bradesco subiam cerca de 3%.

As ações da Petrobras também faziam sua parte, apreciando-se mais de 2%, com a alta do petróleo como pano de fundo.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/mercados/ibovespa-oscila-sem-vies-definido-com-incertezas-sobre-coronavirus/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado