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O QUE É O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO

O desenvolvimento de um método de trabalho que seja eficiente e de qualidade pode parecer algo impossível para muitos gestores e líderes. E realmente é. Não fiquem preocupados, queridas pessoas. Eu só disse que não é fácil, mas não é impossível. Para lhe ajudar com essa missão vou falar sobre as lições pessoais e profissionais que o modelo japonês de administração ensina.

Entenda o Sistema Toyota de Produção

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é o Sistema Toyota de Produção, o famoso Toyotismo, que inspirou o que conhecemos hoje como o modelo japonês de administração. Esse processo nasceu na fábrica japonesa Toyota e foi difundido para o mundo na década de 70. Taiichi Ohno, um dos seus principais criadores, tinha como objetivo desenvolver uma ideia que aumentasse a produtividade e a eficácia, mas sem perder em qualidade. Basicamente, o produto só deveria ser trocado quando fosse necessário. Essa filosofia se adequa completamente ao Just in time um sistema que define o que deve ser produzido, comprado ou transportado na hora correta.

Com a ideia japonesa, o processo produtivo deve evitar o desperdício, assegurar a qualidade da entrega, fazer a gestão ideal do tempo, corrigir erros de fluxo, anular etapas desnecessárias e buscar por inovações que possam fazer o processo progredir.

O Toyotismo é tão eficiente que mesmo após tantos anos, muitas empresas ainda seguem esse modelo e obtém bons resultados. Um exemplo disso são as técnicas kanban, Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), cédulas de produção, Desdobramento da Função Qualidade (QFD) entre outras.

Conheça alguns dos métodos do Toyotismo

Agora vou explicar mais profundamente de alguns dos métodos usados pelo Sistema Toyota de Produção que pode ser usado no seu ambiente de trabalho. Confira:

Kanban

O kanban é um sistema de comunicação em que os fluxos de produção ou de transporte de uma empresa ficam dispostos. É possível usar cartões, sistemas de sinalização ou adesivos. Esse processo foi criado pelo Toyotismo para evitar o desperdício.

Quando um produto ou ferramenta acabava, bastava colocar um cartão com uma cor que sinalizava a necessidade de reposição. Ainda haviam outras indicações que mostravam os estágios de abastecimento. O método se adequa ao Just in time, que falei acima.

A organização do kanban pode ser bem simples como um quadro dividido em 3 colunas: to do (para ser feito), work in progress/doing (em progresso/executando) e done (feito). Então, os colaboradores colocam post its com os nomes das tarefas no período em que elas estão.

Círculo de Controle de Qualidade (CCQ)

O Círculo de controle de Qualidade  é uma rede de funcionários que realiza reuniões periódicas para pensar e planejar ideias de melhoria na empresa. O objetivo é que os participantes identifiquem problemas ou situações que podem se tornar dificuldades e discutam quais seriam as melhores soluções para essas questões.

A área de gestão de pessoas pode influenciar a criação desses grupos focando na melhoria do clima organizacional e até dos resultados da empresa. Por exemplo, se uma determinada área está perdendo muitos funcionários, pode ser que esses debates ajudem a entender o que está errado. Outro exemplo interessante é quando um produto ou um serviço não está tendo a venda esperada e o grupo chega com investigações e planejamentos de melhoria.

Desdobramento da Função Qualidade (QFD)

Atualmente, o Desdobramento da Função Qualidade está diretamente conectado a área de atendimento ao cliente. É com os comentários positivos e negativos e com as sugestões dos compradores que a empresa vai identificar e descobrir problemas e melhorias do produto ou serviço. Dessa maneira, a empresa entende exatamente o que o cliente quer de maneira ágil e pode buscar soluções para essas questões de forma eficaz.

Sua empresa já usa alguns desses métodos? Se você achou algum interessante e acha que poderia ser usado no dia a dia do seu trabalho, pode ser o momento de sugerir. Reflita sobre a melhor maneira de executar e dê essa recomendação. Isso demonstra proatividade!

Benefícios do modelo japonês de administração

O modelo japonês de administração é pautado nos princípios do Toyotismo e tem alguns métodos como fundamentais, tais como:

  • Aprendizado de técnicas que capacitam as habilidades dos colaboradores;
  • Uso de ferramentas que cooperem para otimizar o dia a dia;
  • Priorização de tarefas;
  • Just in Time;
  • Correção de defeitos;
  • Trabalho em grupo para identificação de erros e de maneiras de otimizar processos;
  • Eliminação de desperdício.

É possível sentir progressos diversos ao executar as ações acima. O primeiro deles é o crescimento do envolvimento dos funcionários com o cotidiano da empresa. Eles estarão mais interessados em encontrar maneiras de melhorar, pois estarão sendo chamados e incentivados para esse objetivo. Isso também contribui para estimular entregas com mais qualidade e até criatividade. Além disso, motiva a autoconfiança e o desenvolvimento das capacidades e habilidades individuais.

Outra vantagem é mais relacionada aos resultados da corporação. A redução de custos ao evitar desperdícios e otimizar os processos e as entregas de sucesso fazem com os resultados sejam cada vez melhores.

Mais um benefício importante é a imagem que o cliente cria da empresa. Uma organização preocupada em aprimorar processos, envolver os funcionários e ouvir os clientes irá criar e sustentar um relacionamento duradouro e importante com o cliente. Mais do que simplesmente comprar o produto ou serviço, o cliente deve ser um adorador da marca e fazer propaganda positiva dela por onde for.

As empresas que buscam por métodos que melhoram seu dia a dia, valorizam funcionários e contribuem para uma boa imagem para o comprador, obtém melhores resultados. Por exercer todas essas virtudes, o modelo japonês de administração ainda é tão atual. É possível refletir sobre as suas táticas e analisar qual se aplica melhor ao cotidiano da empresa em que você trabalha. É até possível refletir sobre a atualização de algumas delas, já que a sociedade muda a todo tempo. Se for preciso, adapte os métodos.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-o-modelo-japones-de-administracao/

 

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