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Dicas de como se comportar em um novo ambiente de trabalho

Regra nº 1: ouvir e observar

 

Embora a inovação seja coisa boa, é importante estar atento a dinâmica do local de trabalho. Se você está entrando em um ambiente em que as rotinas já estão no lugar, um recém-chegado entrando e falando sobre “melhores maneiras” de fazer as coisas, será muitas vezes recebido com reações negativas. Por quê? Em primeiro lugar, você não sabe nada sobre a razão do está sendo feito. Em segundo lugar, você ainda não ganhou a confiança de seus colegas de trabalho. Finalmente, as pessoas, por natureza, são ameaçadas pela mudança.

 

Ao ouvir e observar, você vai ganhar muito. Você vai aprender sobre o ambiente do qual você é agora faz parte. Você vai descobrir mais sobre as pessoas que estão trabalhando. Você pode ajudá-las sem querer passar sobre o trabalho dos colegas. Aprenda com experiência coletiva.

 

Regra nº 2: Cuidado com o “fofoqueiro do escritório”

 

Cada escritório tem um. Uma vez que eu descrevê-lo você vai saber exatamente de quem eu quero dizer. O “fofoqueiro do escritório” é aquele que chega até você em seu primeiro dia e diz várias coisas sobre o chefe, sobre os demais colegas, sobre o ambiente de trabalho, ou seja, conhece e tem opiniões sobre tudo e todos. O “fofoqueiro do escritório” é aquele que cria problemas e depois finge que não tem nada a ver com isso.

 

Ouça o que essa pessoa lhe diz, mas não comente. Pode ser verdade o que ele diz, mas pode haver muito exagerados. Tenha em mente, a pessoa que fala sobre os outros em breve falará de você.

 

 

 

Regra nº 3: Aprimore seu comportamento

 

 

As pessoas podem não se lembrar de seu bom comportamento, mas certamente vão lembra-se do seu comportamento inadequado. Evite fazer piadas sobre seus colegas, especialmente com aquele na o qual você não está familiarizado. Você não conhece a personalidade dos seus colegas de trabalho bem o suficiente para saber que as reações essas piadas e histórias vão gerar.

 

Não use e-mail da empresa para enviar piadas ou conteúdos impróprios para seus amigos – eles podem facilmente acabar em mãos erradas. Imagine este e-mail chegando ao diretor com seu nome aparecendo como remetente inicial!

 

Regra nº 4: Mantenha o seu ouvido sempre atento

 

É importante prestar atenção ao que está sendo dito. Você pode obter informações valiosas sobre a dinâmica do escritório, personalidades dos colegas de trabalho, e sobre como destacar-se como um bom colaborador.

Isto é especialmente importante quando você é novo.

 

Você não quer começar a sua carreira com a reputação de ser sujeito de difícil relacionamento. E lembre-se de manter-se ético, cordial e participativo sempre. Sua reputação irá segui-lo pelos os próximos anos.

 

 

 

Fonte: http://www.simararodrigues.com/search?q=Comportamento

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